في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
A Família de motores TU é uma família de pequenos motores de quatro cilindros em linha usados nas linhas Peugeot e Citroën de carros.
Foi introduzido em 1986 com o Citroën AX, substituindo os motores da Família X, no entanto compartilhe muitos componentes de seu antecessor.
O TU está disponível nas variantes a gasolina(TU) ou Diesel(TUD).
A Família TU é bem diferente dos motores X, apesar de compartilharem uma arquitetura similar do comando de válvulas, as principais diferenças são a árvore de comando acionada por correia (o X é acionado por corrente) e que a TU é montada na posição vertical convencional com uma transmissão montada na extremidade separada e eixos de transmissão de comprimento desigual.
O motor X, em comparação, tinha uma transmissão integral montada na lateral do cárter (dando origem ao seu apelido popular de "motor da mala"), compartilhando um suprimento de óleo comum e foi montada quase deitada de lado dentro do carro
O motor TU foi usado nos seguintes carros: Citroën: AX, Saxo, C2, C3, C4, BX, ZX, Xsara, C15, Nemo e Berlingo. Peugeot: 106, 205, 206, 207, 309, 306, 307, 405, Bipper, Partner e Hoggar, Samand Soren, Runna, Peugeot 405 iraniano e Pars.
O motor TUD foi usado apenas em 11 carros, dos quais 6 não eram modelos PSA: Citroën AX, Citroën Saxo, Citroën Xsara; O Peugeot 106, Rover Metro / 100-series, Nissan Micra, Maruti Suzuki Zen D / Di e Maruti Suzuki Estima D / Di e ikco samand, Tata Indigo 1.4 TD, o último da tata, é um motor TUD personalizado e é baseado em 1,5 D.
Agora, a PSA interrompeu a produção de motores TU originais, embora os motores CE, intimamente relacionados à unidade TU5, estejam em produção para mercados emergentes como China e Rússia e disponíveis nas versões de 1.6 e 1.8 litros